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Pilates: saúde e bem-estar

November 4, 2016

A malhação convencional anda cansando sua beleza? Não aguenta mais os exercícios nos aparelhos de musculação? Para você que se sente assim, fica a dica, o pilates tem conquistado muitos adeptos, ultimamente. O método que trabalha simultaneamente corpo e mente, exige do praticante dois fatores importantes: a concentração e o controle da respiração.

 

A instrutora de pilates e personal trainer, Mirna Rocha, explica que o pilates é um exercício completo e traz benefícios como o alívio do estresse, a melhora de dores crônicas, a melhora a coordenação motora e o aumento da consciência corporal. Com o estímulo do sistema circulatório e a liberação da endorfina é possível ter também um aumento da disposição sexual.

No final dessa matéria, a personal dá dicas para quem quer se exercitar em casa. Confira!

Quem pode praticar o pilates?

A prática do pilates é indicada para homens e mulheres de todas as faixas etárias e de diferentes níveis de aptidão física (sedentários ou praticantes de atividade física).

 

Quais são os benefícios do pilates?

O pilates trabalha com a harmonia dos movimentos, a redução de riscos e a prevenção de lesões. Proporciona alívio às dores crônicas e respeita a anatomia do praticante, ao mesmo tempo em que desenvolve a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a respiração.

 

Pilates tem os mesmos efeitos que a musculação?

Não. Na musculação cada exercício estimula um músculo por vez. As altas cargas geram hipertrofia (aumento do músculo) e a eficiência do movimento depende do ângulo correto de cada exercício. No pilates os exercícios fortalecem, alongam e promovem mais definição e não geram hipertrofia como na musculação.

 

Qual o principal objetivo do pilates?

Fortalecimento, reequilíbrio muscular, alinhamento postural,  alongamento, consciência corporal, controle do movimento, postura, concentração, definição, respiração e condicionamento físico.

 

Em qual modalidade esportiva o pilates é mais indicado?

O pilates é indicado para todas as modalidades, pois como ele trabalha com o corpo como um todo, auxilia assim no treinamento de diversas modalidades esportivas.

 

Há contraindicação para a prática de pilates?

Não existe contraindicação desde que o praticante esteja liberado pelo seu médico para a prática. No entanto, faz-se necessário o acompanhamento com um profissional capacitado, pois assim como acontece com qualquer atividade física, o pilates mal executado pode agravar as lesões ou até mesmo causar novas lesões.

 

É verdade que a prática do pilates aumenta a disposição sexual?

Sim. Além de elevar a autoestima e a consciência corporal, o pilates também fortalece a região pélvica e melhora a circulação sanguínea, o que resulta na liberação de hormônios como a endorfina favorecendo a disposição sexual.

 

A prática do pilates previne quais tipos de doenças?

O pilates, assim como toda atividade física bem orientada, pode ajudar na prevenção das doenças modernas, tais como: má postura, tendinite, encurtamento da musculatura, dor de cabeça, falta de disposição, estresse e ansiedade.

 

Qual o conselho para quem quer começar a praticar o pilates?

Procure um profissional capacitado para a prática, respeite seus limites (não queira “tirar o atraso”) e pratique de duas a três vezes por semana.

 

Dê dicas de exercícios para quem quer fazer em casa.

Muito cuidado com exercícios em casa sem supervisão. Procure fazer mais movimentos de alongamento, pois assim não corre o risco de uma lesão.

– Deite-se de costas no tapete, cabeça apoiada e relaxada, flexione os joelhos e estenda (repita 5 vezes);

– Deite-se de costas no tapete estenda as duas pernas em direção ao teto, joelhos estendidos (segure mãos nas pernas e permaneça na posição por 15 segundos);

– Sente-se com as pernas cruzadas, alongue o tronco para frente, relaxando cabeça a frente do corpo a direção do solo (permaneça na posição por 15 segundos).

Matéria: http://www.sportebeauty.com.br/#!Pilates-sa%FAde-e-bemestar/cmmv/NewsPostsItem2_i8alp1v35_2

Mirna Rocha é personal trainer e instrutora de pilates na Waterside Academia

 

 

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